27.4.05

Finalmente, um teto
Acho que traumatizei, deve ser por isso que ainda não escrevi sobre isso. O que não deixa de ser irônico, para quem começou nessa vida com um blog imobiliário.
Lugar para morar, em Nova York. Achar um é para gente bem mais preparada psicologicamente que eu. E olha que eu sou escolada na rotina, corretor pilantra, apartamento porcaria... Mas como aqui, não tem.
Para começar, os aluguéis são caríssimos. Blá, isso todo mundo sabe. Mas a impressão geral é que tudo é caro, mas bonitinho, certo?
Meus queridos, desliguem os seriados da Sony por um minutinho.
As histórias de horror... Cada uma pior que a outra. Tinha uma época que eu me meti a procurar apenas um quarto, aí foi, pelo menos, engraçado, ver a cara de pau do povo em cobrar valores absurdos, quase o de um studio, por quartinhos com meio pé direito, ou onde nem cabia uma cama (esse era especial: o banheiro fica do lado de fora do apartamento, num quartinho no corredor). Ou então os loucos que querem morar com você? E Deus sabe que eu não sou do time dos intolerante e preconceituosos, mas tem gente que não dá.
Tudo bem, eu queria ficar na ilha, não me bandeei pros lados do Brooklyn ou Queens, onde as coisas são mais baratas e melhores. Mas eu também não vou ficar aqui para sempre, tem que aproveitar a cidade. Ou eu ficava o dia inteiro na rua olhando apartamento, estava dando reload na craigslist, ou no telefone discutindo com corretor. Detalhe: a comissão deles sai do bolso de quem procura, e não de quem oferece. E os fofos me pediam, por quatro meses, um aluguel inteiro de comissão, não-reembolsável. Aaaaaaai.
Enfim, literalmente aos quarenta e cinco do segundo tempo (porque tudo comigo é assim), achei um studio no East Village. Grande, ensolarado, pertinho da NYU, faço tudo a pé. É uma sublocação, então está imobiliadinho, com TV a cabo (gato), DVD, internet, tudo. O aluguel é ok -- não é barato, mas está no extremo limite do que eu posso pagar. E o "dono" mora em Taiwan, quer dizer, longe o suficiente para não encher o saco. Perfeito.
Quer dizer, a banheira fica na cozinha, tomar banho virou a diversão da vizinhança. O aquecedor parece que vai explodir quando funciona. Não tem cortina nas janelas. Milhões de escadas, esquece a Baba vir me visitar. O buzzer não funciona, eu tenho que descer e abrir a porta para todo mundo que vem aqui. Mas fora isso, perfeito. Home, sweet home.

Nenhum comentário: