11.7.13

História de um casal



Nove anos atrás, eu assisti a Antes do Pôr do Sol e foi meio tijolada, sabe? Toda a confabulação sobre a vida estava lá, bem como a química inegável entre a Julie Delpy e o Ethan Hawke, mas em alguns momentos a identificação foi forte demais e acho que isso me incomodou um pouco.

Então quando saiu Antes da Meia Noite, que lidaria com a crise do relacionamento entre os dois, tive meus receios. A gente nunca escapa da falação do Linklater, e com esse tema, então? Ihhhh.

Então fiquei um pouco supresa quando me peguei no meio da sessão pensando "Gente, tou adorando esse filme!". Ele não edulcora nem pega pesado demais com os personagens (embora muita gente tenha dito que a Celine está insuportável; está mesmo, mas eu já chego lá), tem humor, mostra a realidade de duas pessoas que se gostam muito, que têm suas diferenças, quanto elas podem pesar em um relacionamento e como se navega por elas.

Prum amigo meu, foi um soco no estômago; ele me contou que a última discussão com sua ex antes da separação foi igualzinha a um trecho do filme.

Outras amigas reclamaram do papel da Julie Delpy, que está um poço loiro de neurose francesa. Gente, tá mesmo, mas isso é o ponto de conflito do filme. E uma mulher de sangue vermelho nas veias não pode negar não ter tido umas duas daquelas reações uma vez na vida (as minhas: sair batendo porta para voltar 10 segundos e continuar discutindo e fazer perguntinha esperando resposta fofa que obviamente não vem).

Ela pode estar a mais louca e chata dos dois, mas eu consegui entender tão direitinho de onde aquilo tudo vinha... Foi uma avalanche de frustração e cansaço, alimentada pelas experiências passadas (ela não acredita que a relação com Jesse esteja durando esse tempo todo) e o medo do futuro. A gente pode ser inteligente, racional, centrada, investida na relação -- mas tem uma hora que o bicho pega e quando vai ver, a gente está falando umas loucuras que são completamente nossas e têm pouco a ver com o outro.

Ele também tem suas frustrações; dá para ver pinceladas delas aqui e ali, mas no fundo, o Jesse sabe que discutir mesmo, de verdade, só levaria a uma situação limite que nenhum dos dois no fundo deseja. Então ele deixa ela falar, desabafar, gritar. No fim, todo mundo se entende.

Nenhum comentário: